Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral


Home
Pesquisa e Desenvolvimento
METRVM
Equipamentos
Medição da Altura
Software
Cursos de R Online
Disciplinas: Graduação
  • LCF0130 Resolução de Problemas Florestais
  • LCF0410 Mensuração Florestal
  • LCF0500 Fundamentos de Biometria Florestal
  • LCF0510 Inventário Florestal
Disciplinas: Pós-graduação
  • LCF5833 Infer. Estatística
  • LCF5876 Computação no R
  • LCF5877 Biometria Forestal Avançada
  • BIE5781 Modelagem Estatística para Ecologia e Recursos Naturais
Cursos de Extensão
Extensão
Links
USP ESALQ CMQ
equipamentos:clinometros:clinometros_analogicos
Equipmanetos
Clinômetros Analógicos

Princípio de Funcionamento dos Clinômetros


Os clinômetros são os instrumentos profissionais de medição de altura de árvores. A palavra clinômetro é formada por duas palavras gregas:

  • clinos que significa inclinação ou encosta
  • metron que significa medida.

Logo, os clinômetros são instrumentos utilizados para medir inclinações ou “ângulos verticais”, como a declividade de uma encosta ou o ângulo do sol ou das estrelas com o horizonte.

Para obter a altura de árvores, é necessário utilizar a relação trigonométrica definida no triângulo retângulo chamada de tangente (Tan), como mostra a figura abaixo:

O clinômetro fornecerá as tangentes dos ângulos de visada do topo (Tan a) e da base (Tan b). Com o conhecimento da distância do observador (D) à árvore, é possível se determinar a altura da árvore

Um Clinômetro Tosco: Transferidor e Pêndulo


Uma forma prática e simples para se construir um clinômetro caseiro é utilizar um transferidor combinado a um pêndulo, como mostram as figuras abaixo:

Para medir a altura das árvores, será necessário dispor de uma tabela de tangêntes ou de uma calculadora científica para converter os ângulo em tangentes.

Nível de Abney


O Nível de Abney é um clinômetro desenvolvido para levantamentos topográficos e não exatamente para medição da altura de árvores, uma vez que ele fornece apenas o ângulo de inclinação do instrumento.

Alguns florestais o preferem para medir alturas porque ele é de utilização tão simples quanto o transferidor, mas possui uma alta precisão na medição dos ângulos.


Blume-Leiss / Carl-Leiss


O Blume-Leiss / Carl-Leiss é um clinômetro tradicional que possui dois pêndulos e quatro escalas, que fornecem a altura para as distâncias de medição de 15, 20, 30 e 40 metros. Geralmente, ele vêm equipado com um telêmtro florestal com uma régua graduada para posicionamento nas quadro distâncias das escalas. Ele tambêm vem equipado com pequenas rodas coloridas que permitem verificar, enquanto se olha pelo tubo de observação, se o pêndulo ainda está se movimentando.

Modelo Moderno

Modelo Antigo

Haga


Suunto


Clinômetro de Espelho da Haglöf



equipamentos/clinometros/clinometros_analogicos.txt · Última modificação: 2018/08/06 16:17 por joaoluis