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LCF0130 Reslução de Problemas Florestais

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lcf0130:apresentacao_disciplina_2019
LCF0130
Resolução de Problemas Florestais
Disciplina do Curso de Engenharia Florestal da ESALQ-USP

Objetivo


A essência do trabalho na Engenharia Florestal é o desenvolvimento de soluções para problemas referentes ao manejo de recursos florestais e à conservação da Natureza. A formação técnico-científica fornece elementos e ferramentas fundamentais para esse processo. Mas, na busca das soluções, além do conhecimento técnico-científico, é necessário grande capacidade de estudo individual, disciplina pessoal e método de trabalho individual e em equipe para que o conhecimento técnico-científico possa ser efetivamente utilizado no desenvolvimento de soluções profissionais adequadas aos problemas florestais.

O objetivo da disciplina de Resolução de Problemas Florestais é oferecer aos alunos uma oportunidade para desenvolver as capacidades profissionais apropriadas e as abordagens adequadas para a resolução de problemas.

Na grande maioria das disciplinas de cursos superiores, o objetivo está na obtenção de conhecimentos técnicos-científicos. Nesta disciplina, o objetivo é desenvolver a capacidade apreensão do conhecimento técnico-científico, tanto na sua forma teórica abstrata quanto na sua aplicação prática na resolução de problemas profissionais.

Organização da Disciplina


  • Nome Oficial: LCF0130 Resolução de Problemas Florestais
  • Unidade: Departamento de Ciências Florestais, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, campus Piracicaba
  • Carga Horária: 30 horas
  • Créditos Aula/Trabalho: 2/1
  • Horários: Turma teórico-prática: segunda-feira das 16:00-17:50hs
  • Docentes Coordenadores: João L. Ferreira Batista e Demóstenes Ferreira da Silva

Métodos de Ensino


A disciplina utiliza como método de ensino dois elementos complementares:

  • o método Team Based Learning (TBL), em português Aprendizado Baseado em Equipes (ABE);
  • o método Problem Based Learning (PBL), em português Aprendizado Baseado em Problemas (ABP).

Team Based Learning (TBL)


Team-Based Learning - TBL - é uma estratégia de ensino-aprendizado colaborativa que organiza os estudantes em pequenos grupos (5 a 7 estudantes) e os guia por um processo organizado de estudo e discussão.

Inicialmente cada estudante se prepara individualmente para a aula através do estudo individual, baseado em materiais previamente disponibilizados pelos instrutores: leituras, apresentações, vídeos, etc. Em sala de aula, a primeira estapa consiste em os estudantes responderem individualmente um questionário com questões de múltiplas escolhas. Na segunda etapa, o mesmo questionário é respondido pelos alunos, mas agora em grupo, disponibilizando tempo para que os alunos faça uma discussão em grupo antes de responderem. Na terceira etapa, a resposta correta é apresentada pelos instrutores seguindo-se a uma discussão geral por toda sala (todos os estudantes) buscando se esclarecer dúvidas e questionamentos.

O processo é eficiente, mas requer o forte engajamento dos estudantes tanto no estudo individual, quanto na discussão em grupo e em sala de aula. A avaliação do processo de ensino-aprendizado é realizado não só pelos instrutores, mas também pelos próprios estudantes que avaliam seus colegas de grupo quanto ao engajamento e dedicação no processo de estudo e discussão.

Alguns links de TBL:

Problem Based Learning (PBL)


No método PBL, o elemento central do processo de aprendizado não é um conteúdo específico mas um certo problema a ser delimitado e resolvido. Embora o método seja relativamente novo no curso de Engenharia Florestal, ele tem uma grande tradição na educação universitária em outras profissões.

Alguns links onde o método ABP é apresentado:



lcf0130/apresentacao_disciplina_2019.txt · Última modificação: 2019/05/14 16:56 por joaoluis