Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral


Home
LCF0130 Reslução de Problemas Florestais

———————————————

———————————————

lcf0130:apresentacao_disciplina_2020
LCF0130
Resolução de Problemas Florestais
Disciplina do Curso de Engenharia Florestal da ESALQ-USP

Objetivo


A essência do trabalho na Engenharia Florestal é o desenvolvimento de soluções para problemas referentes ao manejo de recursos florestais e à conservação da Natureza. A formação técnico-científica fornece elementos e ferramentas fundamentais para esse processo. Mas, na busca das soluções, além do conhecimento técnico-científico, é necessário grande capacidade de estudo individual, disciplina pessoal e método de trabalho individual e em equipe para que o conhecimento técnico-científico possa ser efetivamente utilizado no desenvolvimento de soluções profissionais adequadas aos problemas florestais.

O objetivo da disciplina de Resolução de Problemas Florestais é oferecer aos alunos uma oportunidade para desenvolver as capacidades profissionais apropriadas e as abordagens adequadas para a resolução de problemas.

Na grande maioria das disciplinas de cursos superiores, o objetivo está na obtenção de conhecimentos técnicos-científicos. Nesta disciplina, o objetivo é desenvolver a capacidade apreensão do conhecimento técnico-científico, tanto na sua forma teórica abstrata quanto na sua aplicação prática na resolução de problemas profissionais.

Organização da Disciplina


  • Nome Oficial: LCF0130 Resolução de Problemas Florestais
  • Unidade: Departamento de Ciências Florestais, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, campus Piracicaba
  • Carga Horária: 30 horas
  • Créditos Aula/Trabalho: 2/1
  • Horários: Turma teórico-prática: segunda-feira das 16:00-17:50hs
  • Docentes Coordenadores: João L. Ferreira Batista e Demóstenes Ferreira da Silva

Métodos de Ensino


A disciplina utiliza como método de ensino-aprendizagem duas abordagens complementares:

  • o método Team Based Learning (TBL), em português Aprendizado Baseado em Equipes (ABE);
  • o método Problem Based Learning (PBL), em português Aprendizado Baseado em Problemas (ABP).

Team Based Learning (TBL)


A Aprendizagem Baseada em Equipes (em inglês Team-Based Learning- TBL) é uma estratégia de ensino-aprendizagem ativa desenvolvida que, através de uma sequência de atividades colaborativas em equipes, busca promover oportunidades significativas de aprendizagem.

TBL difere do PBL (ou Aprendizagem Baseado em Problemas – Problem-Based Learning) e outras abordagens de ensino-aprendizagem em pequenos grupos por três razões principais:

  1. não requer múltiplos docentes ou salas de aulas
  2. os estudantes devem vir preprados para os encontros/aulas, e
  3. os indivíduos e os pequenos grupos (equipes) são altamente responsáveis por sua contribuição e pela produtividade da equipe.

Alguns links para TBL:

Problem Based Learning (PBL)


No método PBL, o elemento central do processo de aprendizado não é um conteúdo específico mas um certo problema a ser delimitado e resolvido. Embora o método seja relativamente novo no curso de Engenharia Florestal, ele tem uma grande tradição na educação universitária em outras profissões.

Alguns links onde o método ABP é apresentado:



lcf0130/apresentacao_disciplina_2020.txt · Última modificação: 2020/02/27 11:36 por joaoluis