Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral


Home
LCF0130 Reslução de Problemas Florestais

———————————————

———————————————

lcf0130:historico:2020:ensaio-1
LCF0130
Resolução de Problemas Florestais
Primeiro Ensaio Acadêmico 2020

Objetivo


O objetivo do Primeiro Ensaio Acadêmico é desenvolver o tema com base na opinião dominante nos meios de comunicação. O ensaio deve apresentar se a opinião dominante concorda, discorda ou relativiza a afirmação do tema de estudo.

Grupos Sociais e Opinião Dominante

É importante ter em mente que a opinião dominante não é uniforme em toda uma sociedade. Ela muda segundo o grupo social que se considera. No caso deste primeiro ensaio será considerado apenas um grupo social:

  • Formadores Tradicionais de Opinião — entenda-se a imprensa escrita (jornais, revistas), falada (rádio) ou televisionada que são os veículos tradicionais formadores de opinião da sociedade mais ampla. Inclui-se nestes formadores, os sítios destes veículos na internet, como os sítios de jornais, revistas ou programas de televisão, o que dispensa a leitura dos jornais em papel ou assistir os programas na televisão.

Contudo, blogs e outros sítios de internet desvinculados de órgãos da imprensa não são válidos.

Estrutura


  • Os ensaios acadêmicos não têm uma estrutura rígida, pois o objetivo é a máxima liberdade no desenvolvimento do tema. Os ensaios acadêmicos deverão ter a seguinte estrutura mínima:
    • Título — Pode ser mais longo, detalhando o tema desenvolvido, ou ser curto e provocativo.
    • Introdução — Secção inicial que a apresenta o tema e os objetivos do ensaio.
    • Desenvolvimento — Não se trata de uma secção específica do ensaio, pois é, na verdade, todo o corpo do ensaio e pode ser dividido em secções segundo a forma de desenvolvimento ou abordagem do tema.
    • Conclusão — Secção final que “fecha” o ensaio apresentando uma posição conclusiva em relação à afirmação do tema.
    • Referências — Lista das fontes consultadas para elaboração do ensaio, inclusive os sítios da internet. O ensaio deverá ter no mínimo 30 referências.
  • CITAÇÕES E REFERÊNCIAS – Como em todo documento acadêmico, no corpo do ensaio, devem constar as citações às fontes consultadas cada vez que as informações de cada fonte específica é mencionada.
    • Um único órgão de imprensa pode constituir várias fontes, pois cada reportagem de um mesmo jornal ou revista, constitue uma fonte.
    • Por exemplo, digamos que o ensaio se baseou em várias matérias do jornal “O Globo”, publicadas como reportagens diferentes em dias diferentes. Cada uma destas matérias é uma fonte, que contituem citações diferentes no texto e, consequentemente, resultarão em vários itens nas Referências.
  • PLÁGIO – É absolutamente proibido copiar no ensaio o texto encontrado nas diferentes fontes. Copiar o texto como ele se apresenta no veículo de comunicação constitui PLÁGIO.
    • A essência da fonte deve ser apresentada com a redação própria dos autores do ensaio.
    • Eventualmente, algum PEQUENO EXCERTO pode ser transcrito para o ensaio, mas nesse caso o PEQUENO EXCERTO deve ser apresentado entre aspas, acompanhada da devida citação.

Formato


A formatação do ensaio como documento deverá seguir as normas apresentadas na leitura obrigatória referente à elaboração de ensaios acadêmicos:

  • O Ensaio AcadêmicoIn: Campos, Magda; Manual de Redação Científica: ensaio acadêmica, relatório de experimento e artigo científico. Cap.2, p.4-17, Mariana: Edição do Autor, 2015.

Entrega


A data máxima para entrega do ensaio é o dia 30/04/2020.

O ensaio deverá ser entrege como arquivo PDF anexado a um email endereçado aos professores da disciplina. Outros formatos (e.g., DOC) não serão aceitos.

lcf0130/historico/2020/ensaio-1.txt · Última modificação: 2020/03/06 16:51 por joaoluis