Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral


Home
LCF0130 Reslução de Problemas Florestais

———————————————

———————————————

lcf0130:historico:2020:temas-2020
LCF0130
Resolução de Problemas Florestais
Temas 2020

Introdução


  • ENSAIOS ACADÊMICOS – O trabalho central da disciplina relativa ao aprendizado baseado em problemas (ABP) é a elaboração em equipe de dois ensaios acadêmicos realizados durante o semestre.
  • EQUIPES DE TRABALHO – Cada equipe deverá ser composta por no 5 ou 6 pessoas. Os ensaios não poderão ser realizados individualmente.
  • TEMAS E ENSAIOS – Cada equipe deverá escolher um tema dentre os listados abaixo. O objetivo de ambos ensaios acadêmicos é desenvoler o tema. Em cada ensaio, no entanto, o desenvolvimento deverá ser realizado numa perspectiva diferente.

Procedimento


  • ABORDAGEM RADICAL – Lembre-se que a elaboração dos ensaios nesta disciplina deverá seguir a experiência radical de abstinência de opinião. Ou seja, a opinião dos membros da equipe é irrelevante para elaboração dos ensaios acadêmicos.
  • ANTES DE MAIS NADA – Antes de começar a pensar ou a elaborar o tema (ou questão-problema), lembre-se da abordagem radical. Então, liste quais são os termos-chave para compreensão do tema e pergunte-se
    • Tenho certeza que entendi estes termos?
    • Será que além da compreensão atual que tenho destes termos existe também uma definição técnico-científica deles que devo aprender?
  • DESENVOLVIMENTO – Como cada tema é uma afirmação, o desenvolvimento dos ensaios pode apresentar uma das três linhas de desenvolvimento que são excludentes:
    • concordância com a afirmação do tema,
    • discordância com a afirmação do tema, ou
    • relativizar a afirmação do tema.

Temas


  1. Florestas plantadas de eucalipto e pinus secam o solo.
  2. Toda floresta plantada com espécies exóticas em regiões tropicais é um “deserto verde”.
  3. A introdução das espécies arbóreas exóticas é sempre problemática, pois tais espécies se tornam invasoras dos ecossistemas naturais.
  4. Variedades transgênicas de eucalipto são problemáticas e devem ser evitadas.
  5. A única utilidade das florestas plantadas com espécies exóticas é a produção de madeira.
  6. A tecnologia para a produção de madeira por meio de florestas plantadas foi importada para o Brasil
  7. A arborização urbana deve evitar espécies arbóreas exóticas.
  8. As ilhas de calor urbanas são efeito das mudanças climáticas globais.
  9. Nas áreas urbanas, uma árvore bastante inclinada é sempre uma árvore perigosa.
  10. A concessão de unidades de conservação (estações ecológicas, parques nacionais, parques estaduais, florestas nacionais, etc.) para exploração comercial de serviços ou usos pela iniciativa privada contraria os princípios básicos que justificam a existência destas unidades.
  11. As indústrias produtoras de papel, por serem altamente poluidoras, fazem o consumo do papel ter um alto custo ambiental, quando comparado ao papel reciclado.
  12. Os avanços tecnológicos dos produtos a base da madeira (aglomerados, compensados, MDF, OSB, vigas laminadas coladas, etc.) tornaram a madeira serrada dispensável para maioria dos seus usos nobres.
  13. As mudanças climáticas globais terão grande impacto sobre as florestas tropicais nativas e plantadas, causando grandes transformações.
  14. Na regiões tropicais, as atividades intensivas baseadas em monocultura, tanto na agricultura quanto na silvicultura, são nocivas ao ambiente e prejudiciais aos proprietários rurais. Ambas deveriam ser substituidas por sistemas agro-florestais.




lcf0130/historico/2020/temas-2020.txt · Última modificação: 2020/03/06 16:25 por joaoluis