Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral


Philodendros



LCF5876
Inferência Estatística na Pesquisa Florestal

Disciplina
Histórico
lcf5833:start
  LCF5833 - Inferência Estatística na Pesquisa Florestal

Justificativa


A inferência estatística sempre foi um aspecto essencial da pesquisa florestal, mas sua importância tem sido crescente à medida que os problemas tratados se tornam mais complexos e uma ampla gama de técnicas estatísticas se tornam disponíveis. Tradicionalmente, o campo da pesquisa floresta era dominado pela Inferência Clássica, mas com o surgimento de computadores de grande capacidade de processamento e de baixo custo (os computadores pessoais), novas abordagens foram sendo introduzidas, com destaque para inferência baseada no Axioma da Verossimilhança (Inferência por Verossimilhança). A formação de um pesquisador florestal demanda atualmente um grau mínimo de conhecimento dessas formas de inferência.

Objetivo


Apresentar e discutir as principais formas de inferência estatística e sua aplicação na pesquisa florestal, dando ênfase às técnicas de teste de hipóteses da Inferência Clássica e da Inferência por Verossimilhança.

A Disciplina


  • Instrutor: João Luís Ferreira Batista – Laboratório de Biometria e Mensuração Florestal – Centro de Métodos Quantitativos (3447-6641 – batista.jlf@usp.br).
  • Programa: Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais, Departamento de Ciências Florestais, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo.
  • Oferecimento: Anualmente no primeiro ou segundo semestre durante 15 semanas.

Conteúdo


1. Inferência Científica e Inferência Estatística

2. Fundamentos da Inferência Estatística

3. Inferência Clássica: Teste de Hipótese

4. Inferência Clássica: Regressão Linear

5. Inferência por Verossimilhança





lcf5833/start.txt · Última modificação: 2018/08/06 10:51 por joaoluis