Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral


Home
Pesquisa e Desenvolvimento
METRVM
Equipamentos

Medição da Altura

Software
Cursos de R Online
Disciplinas: Graduação
  • LCF0130 Resolução de Problemas Florestais
  • LCF0410 Mensuração Florestal
  • LCF0500 Fundamentos de Biometria Florestal
  • LCF0510 Inventário Florestal
Disciplinas: Pós-graduação
  • LCF5876 Computação no R
  • LCF5877 Biometria Florestal Avançada
  • BIE5781 Modelagem Estatística para Ecologia e Recursos Naturais
Links
USP ESALQ CMQ
software:r_ambiente

Software: Ambiente R

Why the open source programming languages are the best
for data analysis?
Because, they R!

O que é o R?


O R é um ambiente computacional para análise de dados baseado numa linguagem de programação que é de código aberto (open source) chamada de S.

É preferível definir o R como um ambiente computacional porque ele não é exatamente um “software” convencional que realiza determinadas funções como um aplicativo (por exemplo um editor de textos). Os procedimentos de análise não estão definidos de princípio e acessíveis na forma de menus à escolha do usuário. O R fornece uma série de ferramentas para que o usuário realize a sua análise de dados segundo um procedimento que ele, usuário, definirá na forma de um programa (chamado de “script” no R).

Flexibilidade e Criatividade

Como ambiente de trabalho, o R permite uma flexibilidade e criatividade inigualáveis na realização de análise de dados quando comparado aos softwares de análise estatística. Mas, como nada é gratuito, o “preço” para isto é a necessidade de aprender uma linguagem de programação.

Com o domínio da linguagem S, o usuário pode construir sua análise como acredita ser mais apropriado e segundo o seu domínio da linguagem e dos métodos de análise que utiliza. Os “scripts” do R não precisam ser necessariamente sofisticados ou complexos. Eles devem servir ao propósito para qual foram escritos!

Documentação e Execução das Análises

Outra vantagem inerente ao uso de uma linguagem de programação, é que a análise de dados está documentada no script e, consequentemente, pode ser facilmente relembrada depois de realizada. Mais ainda, partindo-se dos dados utilizados, a análise pode ser refeita ou aprimorada posteriormente.

Como a linguagem S é uma linguagem de código aberto (open source programming language) e uma linguagem interpretada, um script pode ser executado por diferentes pessoas, em diferentes computadores com diferentes sistemas operacionais (Windows, Mac OS X, Ubuntu, etc.). É só uma questão de que o script venha acompanhado dos dados utilizados.

Como saber mais sobre o R?


A internet é plena de páginas e recursos para se aprender e utilizar o R.

Veja os cursos de R disponíveis neste site Philodendros (Cursos Online de R), particularmente o Curso Relâmpago do R para uma rápida apreciação dele!

Há também alguns sites interessantes para conhecer mais o R:


software/r_ambiente.txt · Última modificação: 2017/02/23 18:23 por joaoluis