Tabela de conteúdos

Uso da Linguagem R para Análise de Dados em Ecologia

1. Introdução

O R e sua Filosofia de Trabalho

O Manual do R (Venables et al., 2007) define o R como um ambiente de programação com um conjunto integrado de ferramentas de software para manipulação de dados, cálculos e apresentação gráfica.

Como ambiente, endente-se um sistema coerente e totalmente planejado.

O R não é um software do tipo aplicativo, a preocupação não é com amigabilidade, mas com flexibilidade e capacidade de manipulação de dados e realização de análises.

Notar que na definição não se usou o termo Estatística. Embora a maioria das pessoas usem o R como um software estatísticos, seus definidores (Venables et al., 2007) preferem definí-lo como um ambiente onde muitas técnicas estatísticas, clássicas e modernas, podem ser implementadas. Algumas dessas técnicas estão implementadas no ambiente básico do R (R base), mas muitas estão implementadas em pacotes adicionais (packages).

Breve Histórico da Linguagem S e do R

Exercícios Uma Sessão Introdutória ao R

<box left | Uma Sessão Introdutória ao R> Para se acostumar com a linguagem, siga as instruções deste tutorial, que está na (página oficial do R): </box>

Referências

Becker, R.A.; Chambers, J.M.; Wilks, A.R.; The New S Language: a programming environment for data analysis and graphics. Pacific Grove: Wadsworth & Brooks, 1988.

Chambers, J.M. Programming with Data. New York: Springer-Verlag, 1998.

Chambers, J.M.; Hastie, T.J.; Statistical Models in S. Pacific Grove: Wadsworth & Brooks, 1992.

Venables, W.N.; Smith, D.M.; R Development Core Team An Introduction to R - Notes on R: a programming environment for data analysis and graphics. Version 2.5.1 (2007-06-27).