Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


biometria:glossarivm:v1:m
glossarivm-logo.jpg Apresentação
A B C D E
F G H I J
K L M N O
P Q R S T
U V W X Y Z
Referências

m.jpg

Método de Amostragem

Tipo de Verbete: método.

Definição: Refere-se ao tipo de unidade amostral utilizada num levantamento. Por exemplo: método de parcelas, método de quadrantes, método de Bitterlich, etc.

Método de Prodan

Tipo de Verbete: método.

Definição: Método que utiliza pontos como unidades amostrais, distribuídos na população de acordo com determinado delineamento amostral. Em cada ponto mede-se um certo número de árvores (as mais próximas do ponto: n) e considera-se que estejam numa parcela circular com raio definido pela distância da n-ésima árvore até o ponto.

Leitura: Shiver e Borders, 1996.

Método de Quadrantes

Tipo de Verbete: método.

Definição: Método de amostragem em que a unidade amostral é um ponto, a partir do qual são identificados os quadrantes, para então medir os atributos de interesse na árvore mais próxima do ponto em cada um dos quadrantes. A densidade de árvores na floresta é estimada com base na distância média das árvores em relação aos pontos amostrais ou na área média por árvore, assumindo que o padrão espacial das árvores é completamente aleatório.

Leitura: Krebs, 1998.

Monitoramento

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Acompanhamento temporal de um sistema visando observar e mensurar as alterações que ocorrem. Em levantamentos florestais, o monitoramento implica que o sistema de amostragem deve ter não só representatividade espacial como também representatividade temporal. O sistema de amostragem deve considerar também o tipo de alteração que se deseja observar: alteração no sistema ou nos componentes do sistema, alteração média ou variabilidade da alteração.

Ver também: Amostragem por Remedição Completa, Amostragem por Substituição Completa, Amostragem por Substituição Parcial.

Leitura: Schreuder et al., 1993.

Mortalidade

Tipo de Verbete: grandeza.

Definição: Refere-se às árvores que morrem na amostra no período entre duas medições de uma parcela permanente. A mortalidade pode ser definida em termos absolutos com base no número de árvores por unidade de área, ou ainda com base na área basal, volume, biomassa, etc. Em termos relativos, a mortalidade é normalmente definida na forma de uma taxa instantânea assumindo-se que essa taxa é constante ao longo do tempo (modelo exponencial de mortalidade).

Unidade:

  • mortalidade em termos de densidade: $ ha^{-1}~ano^{-1} $;
  • mortalidade em termos de área basal: $ m^{2}~ha^{-1}~ano^{-1} $;
  • mortalidade em termos de volume: $ m^3~ha^{-1}~ano^{-1} $;
  • mortalidade relativa em termos de taxa instantânea: $ \% $.

Notação:

  • $ M $ - mortalidade em termos de densidade;
  • $ M_{G} $ - mortalidade em termos de área basal;
  • $ M_{V} $ - mortalidade em termos de volume;
  • $ M_{R} $ - mortalidade relativa em termos de taxa instantânea.

Leitura: Shiver e Borders, 1996.



glossarivm-logo.jpg

Apresentação A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Referências
biometria/glossarivm/v1/m.txt · Última modificação: 2022/11/24 14:21 por 127.0.0.1