Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

CMQ
Centro de Métodos Quantitativos


USP ESALQ
Depto. de Ciências Florestais
ESALQ
UNIVERSIDADE de SÃO PAULO
Av. Pádua Dias, 11
Caixa Postal 09
13418-900 - Piracicaba - SP
BRASIL
publico:users:francescapalmeira

Francesca Belem Lopes Palmeira


Linha de Pesquisa

Interações (homem-fauna, predador-mesopredador, predador-presa)e Modelagem ecológica (SDM, modelos populacionais, redes ecológicas)

Formação Acadêmica


Graduação
  • Ciências Biológicas (1997 - 2000) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
Mestrado
  • Mestre em Ecologia Aplicada - Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (2002 - 2004) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/ Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

Resumo

A predação de bovinos (Bos sp.) por onças-pardas (Puma concolor) e onças-pintadas (Panthera onca) foi registrada durante seis anos em uma propriedade rural no Norte do Estado de Goiás, Centro-Oeste do Brasil. A pesquisa teve os objetivos de verificar: (1) quanto bovinos são predados por onças; (2) qual a faixa etária mais predada; (3) se existe sazonalidade na ocorrência da predação e (4) qual sua distribuição espacial em relação aos elementos constituintes da paisagem. A predação foi registrada e quantificada com auxílio dos retireiros e responsáveis pelo manejo dos bovinos, que forneceram em uma ficha o nome do observador, data, retiro, número do pasto, causa da morte, idade e sexo. A predação representou 21,7% (n=309) da mortalidade total de bovinos. Os bovinos predados representaram uma biomassa média anual de 63,8 kg/km , que foi equivalente a 0,4% do estoque médio anual de bovinos. A categoria mais predada foi o bezerro. A predação se associou fortemente à idade dos animais predados, ocorrendo mais com bezerros de até 2 meses e diminuindo gradativamente com o aumento da idade. A predação foi influenciada pela categoria de bovinos (idade e sexo), local e período de nascimentos. Ficou evidente que a predação foi diferente espacial e temporalmente. Dessa forma, um conjunto de medidas preventivas foi sugerido para reduzir a predação de bovinos e garantir a conservação das onças.

  • Bolsista - Fundo Mundial Para a Natureza (WWF-Brasil)
Doutorado
  • Doutorado em Recursos Florestais (2011 - 2015) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/ Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)
  • Tese - Modelos de distribuição e de ocupação da onça-pintada (Panthera onca) no bioma Amazônia
  • Bolsista - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Contato


  • e-mail: francesca@usp.br
  • telefone: (19) 2105-8676
publico/users/francescapalmeira.txt · Última modificação: 2016/03/22 17:17 por andreamoreira