Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


publico:users:leadobbert

Léa Yamaguchi Dobbert


Linha de Pesquisa

Silvicultura urbana

Formação Acadêmica


Graduação
  • Arquitetura e Urbanismo (1983 - 1987) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas(PUCCAMP)
Mestrado
  • Mestre em Ciências - Programa de Recursos Florestais. Opção em: Conservação em Ecossistemas Florestais (2008 - 2011) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/ Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

Resumo

Nas primeiras décadas do século XX, profissionais da área da saúde investiram em ambientes funcionais de trabalho, dando ênfase à implantação de equipamentos de alta tecnologia, sem se preocuparem com o grau de conforto proporcionado pelo ambiente físico. Trabalhos científicos nesta área classificaram esses espaços como estressantes e inadequados em razão de não observarem as carências emocionais e psicológicas dos usuários. O presente estudo avaliou a melhoria do conforto humano na Irmandade Santa Casa de Valinhos/SP-Brasil, proporcionado pela requalificação de áreas verdes existentes entre as alas de internação. Para avaliar o grau de conforto térmico proporcionado por essas áreas verdes requalificadas, utilizaram-se dois modelos preditivos de conforto: o Predicted Mean Vote - PMV (FANGER, 1970) e o Predicted Percentage of Disatisfied - PPD baseado na ISO 7730 (1994) para ambientes internos. A fim de se compararem os resultados obtidos com base nos modelos preditivos à percepção subjetiva do conforto térmico dos entrevistados, foram aplicados questionários contendo questões abertas e fechadas que possibilitaram uma análise dos benefícios terapêuticos proporcionados pelas áreas verdes requalificadas. Outro instrumento utilizado, o Inventário de Sintomas de Stress de LIPP, avaliou e comparou o nível de stress entre dois grupos de funcionários (com contato e sem contato com áreas verdes). Os resultados deste estudo demonstram que os espaços verdes requalificados, apesar de ainda não interferirem no grau de conforto térmico dos ambientes a eles adjacentes, cumprem um papel terapêutico na medida em que promovem maior bem-estar a todos que deles se usufruem.

  • Bolsista - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Doutorado
  • Doutorado em Recursos Florestais (2011 - 2015) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/ Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)
  • Tese - Arborização na cidade de Campinas- percepção e conforto
  • Bolsista - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Contato


  • e-mail: leadobbert@gmail.com
  • telefone: (19) 99759-7214/ (19) 3327-5412
publico/users/leadobbert.txt · Última modificação: 2022/11/24 14:21 por 127.0.0.1