Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


publico:syllabvs:lcf0300:lcf0300
 CMQ: Centro de Métodos Quantitativos Centro de Métodos Quantitativos
Departamento de Ciências Florestais
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


LCF-0300 - Gestão Ambiental Urbana - TURMA 2010

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

PROGRAMA 2010

OBJETIVO: Contribuir para o entendimento da problemática urbana; bem como capacitar o aluno para desenvolver e aplicar métodos para gestão dos problemas ambientais urbanos. Além disso, pretende-se que a disciplina seja um espaço aberto para discussão e troca de informações sobre o tema, fomentando uma reflexão e abordagem integrada do assunto e a busca por soluções para os problemas ambientais urbanos.

PROGRAMA SINTÉTICO

1. OS DESAFIOS DA URBANIZAÇÃO CRESCENTE NO MUNDO, NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL: - urbanização, degradação ambiental e qualidade de vida no mundo e na América Latina; - os principais problemas urbanos brasileiros e as perspectivas para a gestão ambiental urbana no país.

2. IMPACTOS DA URBANIZAÇÃO: - expansão urbana e a metamorfose do espaço; - urbanização e e seus efeitos na qualidade ambiental intra-urbana; - poluição sonora e do ar e a qualidade de vida nos centros urbanos; - degradação da paisagem e vegetação urbana; - resíduos sólidos como um desafio para as cidades.

3.SISTEMAS AMBIENTAIS URBANOS SUSTENTÁVEIS E SEU GERENCIAMENTO INTEGRADO: - princípios de sustentabilidade para sistemas urbanos de abastecimento; - recuperação de áreas degradadas urbanas através da vegetação; - gestão integrada de resíduos sólidos; - Cidades sustentáveis; - Ecovilas - sustentabilidade urbana ou utopia?

4. INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL URBANA: - a legislação ambiental urbana e seus principais instrumentos; - política urbana, plano diretor e zoneamento urbano; - Estatuto da Cidade e Agenda 21 e sua contribuição para o planejamento e gestão ambiental urbana; - o papel do Estado e a participação social no planejamento ambiental urbano; - perspectivas de gestão ambiental em pequenas, média e grandes cidades.

AVALIAÇÃO

Método - 2 provas sobre o conteúdo teórico-prático (30%) - Exercícios (20%) - projeto semestral (50%)

Critério Média ponderada: - média das provas X 3 - média relatórios X 2 - média projeto semestral X 5

Norma de Recuperação Uma única prova abrangendo toda a matéria .

BIBLIOGRAFIA:

AGENDA 21 - CAPÍTULO 7 - Promoção do Desenvolvimento Sustentável dos Assentamentos Humanos.

BEZERRA, M.C.L. - Planejamento e Gestão Ambiental - uma abordagem do ponto de vista dos instrumentos econômicos - Tese de doutorado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - USP. 1996.

BIENSTEIN, G. , MARINHO, H. Planejamento e Gestão Urbana in : -“ www.mma.gov.br/agenda 21/cidades sustentáveis”. 1999.

BRAGANÇA, C. F. - Avaliação de Impacto Ambiental orientando o desenho urbano in “ Anais do II SEDUR - Seminário sobre Desenho Urbano no Brasil. Departamento de Arquitetura e Urbanismo/UnB.1986

BREWSTER, George.. The Ecology of development : integranting the Built and natural Environment in :www.urbanecology.org.au 199?

CARVALHO, P. F.; BRAGA, R. Perspectivas de gestão ambiental em cidades médias. São Paulo. Laboratório de Planejamento Municipal, IGCE/UNESP, 2001. 138p.

CIDADE, L. C. A Questão Ambiental Urbana :perpectivas de análise in “Anais do VI Encontro nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. 1995.

FROTA, A.B.; SCHIFFER, S.R. Manual de conforto térmico. São Paulo. Nobel, 1988. 228p.

GIRARDET, Hebert 1992 - Ciudades: alternativas para una vida urbana sustentable. Madrid. Celeste Ediciones. 235p.

GOUVÊA, L.A.G. Biocidade: Conceitos e critérios para um desenho ambiental urbano, em localidades de clima tropical de planalto. Nobel, 2002. 174p.

HARDT, Letícia P. A. - Características Físicas, Biológicas e Antrópicas do Ambiente Urbano in ” Anais do Seminário sobre Avaliação de Impacto Ambiental em Áreas Urbanas. Universidade Livre do Meio Ambiente. Curitiba,Paraná. 1992.

MACEDO, Ricardo Kohn de. - Gestão Ambiental de Territórios in ” Os Intrumentos Básicos para a Gestão Ambiental de Territórios e Unidades Produtivas“ ABES, AIDIS. Rio de Janeiro. 1994.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, DOS RECURSOS HÍDRICOS E DA AMAZÔNIA LEGAL Cidades sustentáveis - documento preliminar II - Formulação e implementação de Políticas Públicas compatíveis com os princípios de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 21. Ministério do Meio Ambiente - MMA, IBAM, ISER, REDEH. 1999.

PHILIPPI JÚNIOR, A.; ROMËRIO, M. de A.; BRUNA, G.C. Curso de Gestão Ambiental. Barueri, Sp. Monole, 2004. 1045p.

PNUD / UNOPS. Guia Metodológico de Capacitação Em Gestão Ambiental Urbana. 1ª ed. CEUR / PUCMM Santiago de Los Caballeros . Equador. 1996.

ROGERS, R. & GUMUCHDJIAN, P. Cidades para um pequeno planeta. Barcelona,Gustavo Gilli. 2001. 180p.

ROLNIK, R. A cidade e a lei: legislação, política e territórios na cidade de São Paulo. 3 ed. São Paulo, FAPESP, Studio Nobel, 2003. 242p.

ROLNIK, R. O que é cidade. São Paulo. Editora brasiliense. 1988. 86p.

SANTOS, R.F. dos. Planejamento Ambiental: teoria e pratica. São Paulo. Oficina de textos, 2004. 184p.

SÓCRATES, J.R.; GROSTEIN, M.D.; TANAKA, M.M.S. A cidade invade as águas: qual a questão dos mananciais? São Paulo. FAUUSP. Nobel, 1985. 296p.

World Resources Institute - WRI . A Guide to the Global Environment / The Urban Environment in “www.wri.org / wri / wr - 96-97”. 1998 (resenha)

Novo Cronograma de aulas da Disciplina

SLIDES

MATERIAL PARA EXERCÍCIOS

NOTA PARCIAL

  • NOTA PARCIAL

PROVA FINAL

publico/syllabvs/lcf0300/lcf0300.txt · Última modificação: 2022/11/24 14:21 por 127.0.0.1