Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

CMQ
Centro de Métodos Quantitativos


USP ESALQ
Depto. de Ciências Florestais
ESALQ
UNIVERSIDADE de SÃO PAULO
Av. Pádua Dias, 11
Caixa Postal 09
13418-900 - Piracicaba - SP
BRASIL
publico:syllabvs:lcf5875:2010:planos-ensino:flavia
 CMQ: Centro de Métodos Quantitativos Centro de Métodos Quantitativos
Departamento de Ciências Florestais
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


LCF5875 Oficina de Educação Superiror - 2010

Avaliação dos Planos de Ensino


Flávia Lordello Piedade

Marcos Sorrentino

Teresa Magro

João Batista

  • Avaliação Geral: O plano de ensino é adequado, sendo apresentada de forma clara e objetiva. Os vários elementos do plano estão bem harmonizados entre si, mas com algumas pequenas falhas. Com algumas melhorias o plano estaria pronto para ser lecionado.
  • Comentários:
    1. As disciplinas são elementos “modulares” na grade curricular de um curso de graduação. Assim não se deve justificar uma disciplina em função de outras disciplinas ou do lecionamento concomitante com outras disciplinas. O ensino de uma disciplina deve ser justificado por si. No caso da sua disciplinas, a justificativa natural seria a necessidade de Gestores Ambientais conhecerem a legislação ambiental para uma atuação profissional eficaz. A “justificativa” deve se materilizar nos objetivos. Na sua disciplina os objetivos foram muito bem definidos.
    2. Na definição de métodos de ensino, você agrupo métodos diferentes em dois grandes grupos. É importante listar os métodos distintos individualmente, para melhor preparar as aulas. Aula expositiva é diferente de um debate e discussão em grupo, ou ainda de uma palestra seguida de discussão. No caso das atividades extra-aula, é importante definir melhor o relatório de visita a unidade de conservação e o “projeto de pesquisa”.
    3. A “unidades de ensino” definidas não são extamente unidades de ensino. Você simplesmente agrupou os elementos da programa analítico por mês. A idéia de unidade de ensino é agrupar conteúdos que possuem similaridade de estrutura de conteúdo ou de objetivo pedagógico. Por exemplo, no começo da disciplina você primeiro define a estrutura normativa das leis ambientais e depois apresenta várias legislações particulares (Código Florestal, Recursos Hídricos, etc.). Essa estrutura me parece que são duas unidades de ensino distintas. Uma unidade de ensino pode demandar mais tempo que outra.
    4. É importante que os instrumentos de avaliação sejam compatíveis com as atividades desenvolvidas. Exames teóricos devem se fundamentar em estudo individual e aulas expositivas. Relatórios e projetos podem ser apresentados em foram oral (seminários) ou escrita. Faltou ligar melhor esses dois elementos no plano de ensino.




publico/syllabvs/lcf5875/2010/planos-ensino/flavia.txt · Última modificação: 2015/08/10 20:48 (edição externa)