Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

CMQ
Centro de Métodos Quantitativos


USP ESALQ
Depto. de Ciências Florestais
ESALQ
UNIVERSIDADE de SÃO PAULO
Av. Pádua Dias, 11
Caixa Postal 09
13418-900 - Piracicaba - SP
BRASIL
regionalsudestesbau

Laboratório de Silvicultura Urbana - Urban Forestry Laboratory

MISSÃO

Ampliar o conhecimento sobre a importância das árvores para a qualidade de vida nas cidades brasileiras e como mantê-las em um sistema sustentável.

OBJETIVOS

O Laboratório de Silvicultura Urbana objetiva pesquisar a vegetação urbana com ênfase no seu componente arbóreo. Formular projetos de pesquisa e estudos urbanos e capacitar equipes parceiras para formulação de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida urbana por meio da ampliação do conhecimento acerca dos benefícios propiciados pelas florestas urbanas.

Os aspectos relevantes estão no desenvolvimento de novos métodos de levantamento das condições urbanas para planejamento do uso da vegetação arbórea. Dentre esses métodos, destaca-se a videografia aérea multiespectral, uma modalidade de sensoriamento remoto que faz uso de aeronaves em baixa altitude para obter imagens de alta resolução espacial na faixa do visível e infravermelho próximo e possibilitando a caracterização da estrutura da floresta urbana, mensuração da cobertura de copa das árvores e prognósticos sobre a evolução desse sistema.

Atualmente o grupo está elaborando projetos para a continuidade das pesquisas com sensoriamento remoto de baixa altitude incorporando sensores de temperatura para o estudo do microclima urbano e seus condicionantes. Além desse tema outra importante linha pesquisa o risco de queda de árvores maduras por meio de tomografia de impulso do interior das árvores. Pretende-se com essas pesquisas fornecer elementos essenciais para a formulação de políticas públicas para a melhoria do conforto humano nas cidades, incluindo também as questões relativas às mudanças climáticas globais.

regionalsudestesbau.txt · Última modificação: 2015/08/10 20:48 (edição externa)