![]() | Centro de Métodos Quantitativos Departamento de Ciências Florestais Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
LCF-130 Resolução de Problemas Florestais
Temas para 2011
O Município de Piracicaba vem sofrendo uma retração na área plantada com cana-de-açúcar devida principalmente ao cumprimento de leis ambientais. Isto tem sérias consequências sócio-econômicas, em especial na geração de empregos e de produtos. Neste sentido está em curso uma grande mudança no sistema de uso-da-terra e na alocação da mão-de-obra no Município. Como conciliar a necessidade de adequação ambiental e o desenvolvimento da sociedade é ainda uma questão em aberto. Há assim a necessidade de se quantificar e planejar tais mudanças.
Algumas espécies da fauna se beneficiam com o processo antrópico, gerando situações de conflito com o homem. O diagnóstico da(s) causa(s) do problema é o primeiro passo para uma gestão sustentável da situação.“
Questão: Como saber se uma árvore vai cair?
Questões: Como planejar a floresta urbana? Como priorizar locais para arborizar na cidade de Piracicaba usando sensoriamento remoto?
Questões: Qual é o carbono imobilizado nas formações florestais do Campus “Luiz de Queiroz”? O crescimento dessas florestas compensa o carbono emitido pelas atividades no campus?
Questão: descrever os pontos de venda em termos de quantidade de lojas, de volume comercializado e de variedade nos seus estoques; - assim como caracterizando a madeira comercializada em termos de: origem (região do país, florestas plantadas ou nativas); espécie (gênero, exóticas ou nativas); dimensão (tábuas, caibros etc.); característica (densidade da madeira, uso mais recomendado etc.); preço (valor por volume, peça etc.); e consumidor (decoração, movelaria, construção civil etc.).
Partiremos da seguinte hipótese, que diferentes arranjos espaciais de floresta urbana atuam de forma diferenciada no conforto higrotérmico da população local ao resfriar a temperatura do ar, elevar a umidade relativa e reduzir a velocidade do vento no tecido urbano adjacente. Sendo assim, o objetivo da pesquisa, é realizar um levantamento da área de estudo, utilizando imagens aéreas multiespectrais de alta resolução, que foram obtidas por meio de sobrevôo em Ago/2008 pelo Laboratório de Métodos Quantitativos-LCF/ESALQ/USP. Utilizando um software de geoprocessamento, será feita uma classificação supervisionada para obter a porcentagem da cobertura arbórea do campus da ESALQ/USP e do bairro São Dimas. A coleta da temperatura e umidade relativa do ar será realizada em alguns pontos da ESALQ/USP e no Bairro São Dimas de forma aleatória utilizando aparelho termohigrometro. Em alguns desses pontos serão realizados polígonos circulares de 100, 50 e 20 metros de raio. Com base na classificação supervisionada obtida pelo levantamento da área de estudo, será avaliada as diferentes classes de cobertura do uso e ocupação do solo, exemplo: copa de árvore, relvado, solo exposto claro, piso cimento, piscina, telha cerâmica, telha cinza, telha escura, telha metálica, solo exposto escuro, rio, lago/lagoa, sombra e asfalto.
Questões: Impacto dos resíduos e disposição inadequada; a situação dos resíduos em Piracicaba; resíduos e agravamento de enchentes; caminhos para a gestão adequada de resíduos.
O tratamento deste tema devera envolver pesquisas a campo: (a) entrevistas a pessoas de diversos grupos sociais, e (b) visitas a estabelecimentos comerciais da cidade (supermercados, lojas de produtos naturais, serrarias, etc). Tentaremos responder as seguintes questoes-chave: O que é biodiversidade? Entendimento amplo Para que serve? Como usam ou se apropriam? Como a biodiversidade esta presente no dia a dia das pessoas? Dos supermercados a lojas de produtos naturais a serrarias. O que esta disponivel? De onde vem? Quem compra?
* Link para página do grupo 9.