Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


publico:metrvm:glossarivm:b
glossarivm-logo.jpg Apresentação
A B C D E
F G H I J
K L M N O
P Q R S T
U V W X Y Z
Referências

b.jpg

Biomassa

Tipo de Verbete: grandeza.

Definição: Massa total ou massa dos componentes das árvores ou florestas, considerando-se teor de umidade de 0% (massa seca). Os componentes são geralmente definidos em termos de lenho (tronco e ramos grossos), galhos finos, folhas e sistema radicular. Geralmente se refere à biomassa acima do solo (above ground biomass).

Unidade:

  • Árvores: $ kg $ ou $ Mg $ (mega-grama = tonelada métrica).
  • Florestas: $ Mg~ha^{-1} $.

Notação:

  • Árvores individuais: $ b $.
  • Florestas: $ B $.
  • Indíces indicam componentes, ex.: $ b_w $ - lenho (wood), $ b_l $ - folha (leaf), $ b_b $ - galhos (branches), $ b_r $ - raizes (root).

Bitterlich, postulado de

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Proposição apresentada por Walter Bitterlich, Eng. Florestal austríaco que relaciona a área basal de um povoamento com o número de árvores, que vistas de um determinado ponto fixo no povoamento, cujos diâmetros aparecem maiores que uma data abertura angular.

Enunciado:O número de árvores (n) de um povoamento, cujos os diâmetros (DAP) vistos de um ponto fixo aparecem maiores a um dado ângulo (alfa) é proporcional à sua área basal por hectare (G)”.

Leitura: Batista, 1998; Bitterlich, 1984; Machado e Figueiredo Filho, 2003.

Bitterlich, Walter

Tipo de Verbete: personalidade.

Definição: Florestal austríaco que desenvolveu o método de amostragem por enumeração angular e relascópio. Nasceu em 1908, em Reutte no Tirol, onde seu pai era responsável por um grande distrito florestal. Defendeu sua tese de doutorado sobre a amostragem por enumeração angular em 1949 na Hoschschule für Bodenkultur.

Leitura: Bitterlich, 1984.

Blume-Leiss, clinômetro

Tipo de Verbete: instrumento.

Definição: Clinômetro que mede ângulos de visada por meio de pêndulo oscilante que se estabiliza por gravidade. Apresenta quatro escalas visíveis ao mesmo tempo, correspondentes às distâncias de medição do observador à árvore de 15, 20, 30 e 40 metros, além de uma escala em graus.

Leitura: Machado e Figueiredo Filho, 2003.



glossarivm-logo.jpg

Apresentação A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Referências
publico/metrvm/glossarivm/b.txt · Última modificação: 2022/11/24 14:21 por 127.0.0.1