Tabela de conteúdos
Equabilidade
Tipo de Verbete: Grandeza.
Definição: Proporção entre a diversidade observada e a máxima diversidade, configurando-se uma medida da uniformidade da distribuição de abundância entre as espécies de uma comunidade.
Unidade: grandeza adimensional.
Notação: $ J $.
Leitura: Magurran, 2004.
Equação de afilamento
Tipo de Verbete: sinônimo.
Definição: Ver equação de forma.
Equação de biomassa
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Modelo empírico utilizado para predição da biomassa de árvores individuais, geralmente em função do DAP e da altura.
Ver também: equação de volume.
Equação das diferenças, método da
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Método de construção de curvas de índice de sítio, que necessita de dados de parcelas com remedições. Parte da curva da altura média das árvores dominantes em função da idade do povoamento e, utilizando duas ocasiões de medição, faz-se a diferença (modelos lineares) ou a razão (modelos não-lineares) das equações nas duas ocasiões. A expressão obtida é então reorganizada de modo a expressar a altura na segunda ocasião de medição em função da altura na primeira ocasião e das idades na primeira e segunda ocasião de medição. Os parâmetros do modelo são estimados via regressão linear ou não-linear utilizando a expressão da diferença ou razão obtida.
Leitura: Clutter et al.,1983.
Equação de forma
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Modelo empírico que expressa o diâmetro do tronco da árvore em função da altura ao longo do tronco (posição no tronco a partir do solo), DAP e altura total da árvore. Geralmente a equação de forma é ajustada como a razão da área transversal a diferentes alturas pela área transversal à altura do peito.
Leitura: Avery e Burkhart, 1983.
Equação de produção
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Modelo empírico que realiza a predição da produção (por unidade de área) do povoamento florestal diretamente em função de outros atributos do povoamento, como por exemplo: área basal, árvores por hectare e índice de sítio.
Leitura: Spurr, 1952; Gomes, 1957; Husch, et al., 1982.
Equação de volume
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Modelo empírico para a predição do volume de árvores individuais a partir de atributos de fácil medição na árvore, geralmente DAP e altura, mas também pode incluir um quociente de forma ou uma segunda medida do diâmetro do tronco acima da altura do peito. A equação de volume local ou de simples entrada é aquela cujo volume é função apenas do DAP. Na equação de volume de dupla entrada, o volume é função do DAP e da altura. Já na equação de volume por classe de forma, volume é função do DAP, da altura e de uma medida de forma, geralmente um quociente de forma ou uma segunda medida de diâmetro do tronco.
Leitura: Spurr, 1952; Gomes, 1957; Husch et al., 1982, Avery e Burkhart, 1983, Batista, 1998, Machado e Figueiredo Filho, 2003.
Equações índice de volume comercial, sistema de
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Sistema de equações para realizar predição do sortimento, composto de três equações: (1) equação de volume total,(2) equação da razão do volume comercial em função da razão dos diâmetros, e (3) equação da razão do volume comercial em função da razão das alturas. A razão do volume comercial é sempre a razão do volume comercial até um dado diâmetro ou dada altura pelo volume total da árvore. A razão dos diâmetros é a razão do diâmetro em diferentes alturas do tronco pelo DAP. A razão das alturas é da diferença da dada altura ao longo do tronco pela altura total, dividida pela altura total.
Ver também: equação de volume, sortimento, sistema de.
Leitura: Avery e Burkhart, 1983; Batista, 1998.
Equiânea
Tipo de Verbete: sinônimo.
Definição: Ver idade
Equitabilidade
Tipo de Verbete: sinônimo.
Definição: Ver equabilidade
Estere
Tipo de Verbete: sinônimo.
Definição: Ver estéreo
Estéreo
Tipo de Verbete: unidade.
Definição: Medida que expressa a produção florestal como volume da pilha de madeira. Um estéreo é o equivalente a uma pilha de madeira com volume de um metro cúbico, incluindo, portanto, o espaço vazio entre as toras. O estéreo não faz parte do Sistema Internacional de Unidades.
Símbolo: $ st $.
Leitura: Batista e Couto, 2002.
Estimação
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Determinação do valor de um parâmetro populacional ou dos parâmetros de um modelo probabilístico, com base num conjunto de observações (dados). Exemplos de estimação: altura média de um povoamento, coeficientes de regressão de um modelo linear e não linear, como por exemplo um modelo de relação hipsométrica, de equação de volume, equação de produção ou modelos de crescimento.
Ver também: predição.
Leitura: Draper e Smith, 1981; Neter et al.,1990.
Estimador
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Procedimento utilizado para se estimar parâmetros populacionais ou os parâmetros de um modelo probabilístico. Exemplos: a média amostral é um estimador da média populacional; o procedimento padrão em regressão linear é utilizar os estimadores de quadrados mínimos para se obter estimativas dos coeficientes de regressão do modelo linear. Uma vez que os valores gerados por um estimador depende dos dados observados (amostra), os estimadores devem ser considerados variáveis aleatórias. Um estimador é chamado de enviesado ou viciado quando a esperança matemática do estimador não for matematicamente igual ao parâmetro que ele busca estimar. A diferença entre o valor do parâmetro a ser estimado e a esperança matemática do estimador é chamada de viés ou vício.
Leitura: Arnold, 1990.
Estimador de razão
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Designa, na teoria de amostragem, o estimador que estima a média populacional da variável de interesse através da razão da média amostral da variável de interesse pela média amostral de uma variável auxiliar. A estimativa da média populacional da variável de interesse é dada pelo produto da razão pela média populacional da variável auxiliar, a qual é conhecida sem erro amostral ou com erro despresível. O exemplo clássico do estimador de razão em levantamentos florestais é a árvore média, isto é, a razão do volume de madeira numa parcela pelo número de árvores na parcela. Conhecendo-se o número de árvores num povoamento, através de censo, o volume do povoamento pode ser obtido fazendo-se produto da árvore média (estimador de razão) e o número de árvores no povoamento. O estimador de razão é um estimador enviesado, sendo que o limite superior do viés relativo é o coeficiente de variação da média amostral da variável auxiliar.
Ver também: estimador.
Leitura: de Vries, 1986; Shiver e Borders, 1996.
Estimador de regressão
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Em amostragem, designa o estimador que estima a média populacional de uma variável de interesse a partir de um modelo linear simples da média populacional de uma variável auxiliar. Os coeficientes de regressão do modelo são obtidos a partir das observações amostrais da variável de interesse e da variável auxiliar, que devem ser registradas de modo pareado nas mesmas unidades amostrais. A aplicação do estimador de regressão assume o conhecimento da média populacional da variável auxiliar e é um estimador enviesado ou viciado.
Leitura: de Vries, 1986; Shiver e Borders, 1996.
Estratificação
Tipo de Verbete: conceito.
Definição: Processo de separação da floresta heterogênea em partes que possuem características semelhantes. Dá-se o nome de estratos florestais às divisões homogêneas. É um procedimento que visa diminuir a variância dentro dos estratos e aumentar a precisão das estimativas da população.
Leitura: de Vries, 1986; Shiver e Borders, 1996.