Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

CMQ
Centro de Métodos Quantitativos


USP ESALQ
Depto. de Ciências Florestais
ESALQ
UNIVERSIDADE de SÃO PAULO
Av. Pádua Dias, 11
Caixa Postal 09
13418-900 - Piracicaba - SP
BRASIL
publico:metrvm:glossarivm:p
glossarivm-logo.jpg Apresentação
A B C D E
F G H I J
K L M N O
P Q R S T
U V W X Y Z
Referências

p.jpg

Padrão Espacial

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Refere-se a distribuição ou dispersão espacial dos indivíduos de uma comunidade ou população no espaço, geralmente um espaço bidimensional (plano). Reconhece-se três formas gerais de padrão espacial. Padrão completamente aleatório: a localização dos indivíduos não tem nenhum padrão identificável sendo completamente aleatória. Padrão agrupado ou agregado: os indivíduos se agregam formando grupos ou regiões com maior densidade de indivíduos. Padrão regular: os indivíduos se localizam seguindo alguma forma de regularidade o que resulta em zonas de exclusão de indivíduos. Existe uma gradação contínua do extremo do padrão mais agregado ao extremo do padrão mais regular, sendo que regularidade e agregação têm graus variados. Somente o padrão completamente aleatório pode ser concebido como um ponto nessa gradação contínua.

Parabolóide

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Família de sólidos geométricos de base circular cujo diâmetro da secção transversal aumenta segundo uma parábola à medida que se desloca do topo para a base do sólido. O fator de forma absoluto é sempre maior que um terço, no caso do parabolóide quadrático (ou ordinário) o fator é exatamente um meio.

Ver também: Sólidos de Revolução.

Leitura: Husch et al., 1982, Batista, 1998, Machado e Figueiredo Filho, 2003.

Parcela (unidade amostral)

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Parcelas podem ser de área fixa ou variável. As parcelas de área fixa mantém a mesma área e forma em todo levantamento. As parcelas de área variável são baseadas em pontos de amostragem, onde a inclusão de indiví­duos não é definida por uma área pré-estabelecida, mas por algum atributo como por exemplo proximidade do centro da parcela, como no método de Prodan. Todos os eventos de interesse encontrados em seu interior são amostrados. O conjunto de parcelas forma a amostra que será analisada.

Ver também: Unidade Amostral.

Leitura: Péllico e Brena, 1997.

Parcela de Área Fixa

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Parcela cuja área e forma são definidas antes do trabalho de campo, sendo as mesmas para todas as unidades amostrais num dado levantamento florestal. Podem ter várias formas, sendo as mais comuns: retangular, em faixa (retangular com uma das dimensões bem maior que a outra), circular e quadrada.

Ver também: Parcela (unidade amostral), Unidade Amostral.

Leitura: Péllico e Brena, 1997.

Parcela de Área Variável

Tipo de Verbete: sinônimo.

Definição: Amostragem por Enumeração Angular.

Parcela de Raio Variável

Tipo de Verbete: sinônimo.

Definição: Amostragem por Enumeração Angular.

Polimórficas, Curvas

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Diz-se das curvas de índice de sítio, quando as curvas não possuem uma relação de proporcionalidade constante entre si. As curvas polimórficas que não se interceptam são chamadas de disjuntas quando a curva de pelo menos um dos sítios intercepta a curva de outro, as curvas são chamadas polimórficas não-disjuntas.

Leitura: Clutter et al., 1983.

Ponto Amostral

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Geralmente definido como o centro de uma parcela de área variável como por exemplo no método de Prodan, ou como o centro de uma unidade amostral não-superficial, como no método de quadrantes e na amostragem por enumeração angular. Um ponto amostral pode ser também um local onde se faz uma avaliação qualitativa, como por exemplo classificar a ecounidade de um ponto na floresta.

Ponto de Bitterlich

Tipo de Verbete: sinônimo.

Definição: Amostragem por Enumeração Angular.

População (Amostragem)

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: No ponto de vista de amostragem existem dois conceitos de população: (1) População Alvo é o objeto de estudo, podendo ser uma população biológica ou uma área de estudo, (2) População Estatística é um conjunto matemático, formado por valores numérico ou categóricos, relativo a todas as unidades amostrais. O tamanho da população estatística pode ser finito ou infinito.

Povoamento

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: É uma área contígua que contêm um número de árvores relativamente homogêneo ou tem uma série de características em comum. Os povoamentos florestais são caracterizados pela espécie (puros ou mistos), pela idade (coetâneo ou disetâneo) e pelo regime de manejo (alto fuste e talhadia).

Predição

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Determinação do valor de uma variável aleatória para uma ou mais observações com base em um modelo probabilístico. Exemplos de predição: altura de árvores individuais através de relação hipsométrica, volume de árvores individuais através de equação de volume, produção atual de um povoamento através de uma equação de produção, produção futura ou passada de um povoamento através de um modelo de crescimento.

Ver também: Estimação.

Leitura: Draper e Smith, 1981, Neter et al., 1990.

Prognose

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Predição da produção futura de um povoamento florestal.



glossarivm-logo.jpg

Apresentação A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Referências
publico/metrvm/glossarivm/p.txt · Última modificação: 2015/08/10 20:48 (edição externa)