Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

CMQ
Centro de Métodos Quantitativos


USP ESALQ
Depto. de Ciências Florestais
ESALQ
UNIVERSIDADE de SÃO PAULO
Av. Pádua Dias, 11
Caixa Postal 09
13418-900 - Piracicaba - SP
BRASIL
publico:metrvm:glossarivm:s
glossarivm-logo.jpg Apresentação
A B C D E
F G H I J
K L M N O
P Q R S T
U V W X Y Z
Referências

s.jpg

SI

Tipo de Verbete: sinônimo.

Definição: Ver Sistema Internacional de Unidades.

Sistema de amostragem

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Refere-se a como as unidades amostrais são selecionadas para um levantamento ou seja, ao delineamento amostral do levantamento. Exemplo de sistemas de amostragem: amostragem aleatória simples, amostragem estratificada, amostragem sistemática, etc.

Ver também: Delineamento amostral

Sistema Internacional de Unidades

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Convenção internacional, cuja abreviação internacional é SI, que define as unidade de medidas, bem como seus símbolos e abreviações, para as diferentes grandezas físicas. O SI foi estabelecido durante uma série de reuniões da Conferência Geral de Pesos e Medidas que se iniciaram no final do século XIX. O SI reconhece duas classes de unidades: unidades básicas e unidades derivadas. As unidades básicas se referem a sete grandezas: comprimento (metro), massa (quilograma), tempo (segundo), intensidade de corrente elétrica (ampére), temperatura termodinâmica (kelvin), quantidade de matéria (mol) e intensidade luminosa (candela). As unidades secundárias são formadas pela combinação das unidades básicas. Cada grandeza física é designada por uma única unidade do SI, mesmo que essa unidade possa ser expressa sob diferentes formas.

Leitura: INMETRO,2000; INMETRO,2003.

Sítio

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Conceito que engloba todos os fatores abióticos do ambiente que determinam a qualidade de um dado local para sustentar o crescimento de árvores e, portanto, que condicionam a produção florestal de um dado povoamento. É geralmente descrito quantitativamente pelo índice de sítio.

Ver também: Índice de Sítio.

Leitura: Clutter, et al., 1983.

Smalian, fórmula de

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Fórmula de cubagem cuja aproximação do volume de uma tora resulta do produto do comprimento da tora pela média das áreas transversais nas extremidades da tora. A fórmula produz resultados exatos somente para o cilindro e o parabolóide ordinário (parabolóide quadrático).

Ver também: Cubagem, fórmula de.

Leitura: Gomes,1957.

Sobrevivência

Tipo de Verbete: grandeza.

Definição: Refere-se às árvores que sobrevivem na amostra durante o período entre duas medições de uma parcela permanente, isto é, às árvores que são medidas em duas ocasiões sucessivas. A sobrevivência pode ser definida em termos absolutos com base no número de árvores por unidade de área, ou ainda com base na área basal, volume, biomassa, etc. Quando se estuda o crescimento de uma floresta, o crescimento das árvores sobreviventes é geralmente identificado como crescimento bruto.

Unidade: em termos absolutos: $ ha^{-1} $; em termos de área basal: $ m^2~ha^{-1} $; em termos de biomassa: $ Mg~ha^{-1} $.

Notação: em termos de crescimento bruto: $ \Delta S $.

Leitura: Shiver e Borders,1996.

Sólidos de revolução

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: São figuras geométricas de 3 dimensões que são geradas pela revolução de uma função matemática ao redor de um dos eixos no plano cartesiano. Como são gerados por revolução ao redor de um eixo, os sólidos de revolução têm sempre secção transversal circular. Assumindo que a revolução será realizada ao redor do eixo das ordenadas (eixo-y), certas funções geram sólidos geométricos conhecidos. Uma reta paralela ao eixo das ordenadas gera um cilíndro, enquanto que uma reta que intercepte o eixo das ordenadas gera um cone. Parábolas côncovas com vértice posicionado sobre o eixo das ordenadas gera a família dos parabolóides. Já as semi-parábolas convexas com vértice posicionado sobre o eixo das abscissas (eixo-x) geram a família dos nelóides. Quando as funções matemáticas revolucionadas interceptam os eixos do planos cartesiano gera-se o sólido geométrico perfeito. Quando o eixo das ordenadas não é interceptado, gera-se um sólido geométrico com a ponta truncada, que é designado como tronco: tronco de cone, tronco de parabolóide e tronco de nelóide.

Leitura: Husch et. al, 1982; Batista, 1998; Machado e Figueiredo filho, 2003.

Sortimento

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Procedimento adotado para definir o uso das toras obtidas na colheita florestal, geralmente baseado no comprimento de tora e no diâmetro mínimo de utilização estabelecido para cada tipo de uso.

Leitura: Batista,1998.

Sortimento, sistema de

Tipo de Verbete: conceito.

Definição: Conjunto de equações utilizadas para fazer a predição de um dado sortimento com base em dados gerados pelo Inventário Florestal. A predição do sortimento pode ser realizada com base numa equação de forma onde se prediz o diâmetro do tronco a diferentes alturas ou, invertendo-se a equação, o reverso. O volume das toras é obtido integrando-se a equação de forma ajustada até a altura desejada ou integrando-se o inverso da equação de forma ajustada até o diâmetro desejado. Outro sistema para realizar a predição do sortimento é chamado de sistema de equações índices.

Ver também: Equação de forma, Sistemas de equações índices

Leitura: Avery e Burkhart, 1983; Batista, 1998.

Suunto, clinômetro

Tipo de Verbete: instrumento.

Definição: Instrumento compacto feito de alumínio, com escalas graduadas em graus de 0 a 90, montadas num disco pendular móvel ficam imerso em líquido especial dentro de uma cápsula de plástico hermeticamente fechada. Geralmente apresenta duas distâncias observador árvore para medição de altura 15 e 20 metros.



glossarivm-logo.jpg

Apresentação A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Referências
publico/metrvm/glossarivm/s.txt · Última modificação: 2015/08/10 20:48 (edição externa)