Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

CMQ
Centro de Métodos Quantitativos


USP ESALQ
Depto. de Ciências Florestais
ESALQ
UNIVERSIDADE de SÃO PAULO
Av. Pádua Dias, 11
Caixa Postal 09
13418-900 - Piracicaba - SP
BRASIL
publico:syllabvs:lcf0130:2011:temas
 CMQ: Centro de Métodos Quantitativos Centro de Métodos Quantitativos
Departamento de Ciências Florestais
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


LCF-130 Resolução de Problemas Florestais

Temas para 2011

Tema 1

A retração do setor canavieiro e a possibilidade de uso de Sistemas Agroflorestais pelos pequenos produtores rurais do Município de Piracicaba

O Município de Piracicaba vem sofrendo uma retração na área plantada com cana-de-açúcar devida principalmente ao cumprimento de leis ambientais. Isto tem sérias consequências sócio-econômicas, em especial na geração de empregos e de produtos. Neste sentido está em curso uma grande mudança no sistema de uso-da-terra e na alocação da mão-de-obra no Município. Como conciliar a necessidade de adequação ambiental e o desenvolvimento da sociedade é ainda uma questão em aberto. Há assim a necessidade de se quantificar e planejar tais mudanças.

* Link para página do grupo 1.

Tema 2

Fauna problema: espécies exóticas, invasoras e abundantes

Algumas espécies da fauna se beneficiam com o processo antrópico, gerando situações de conflito com o homem. O diagnóstico da(s) causa(s) do problema é o primeiro passo para uma gestão sustentável da situação.“

* Link para página do grupo 2.

Tema 3

Avaliação de Risco de queda de árvores na cidade.

Questão: Como saber se uma árvore vai cair?

* Link para página do grupo 3.

Tema 4

Planejamento da Floresta Urbana por meio de sensoriamento remoto

Questões: Como planejar a floresta urbana? Como priorizar locais para arborizar na cidade de Piracicaba usando sensoriamento remoto?

* Link para página do grupo 4.

Tema 5

Inventário de Carbono no Campus “Luiz de Queiroz” (USP-Piracicaba)

Questões: Qual é o carbono imobilizado nas formações florestais do Campus “Luiz de Queiroz”? O crescimento dessas florestas compensa o carbono emitido pelas atividades no campus?

* Link para página do grupo 5.

Tema 6

Caracterização do comércio em Piracicaba de madeira serrada

Questão: descrever os pontos de venda em termos de quantidade de lojas, de volume comercializado e de variedade nos seus estoques; - assim como caracterizando a madeira comercializada em termos de: origem (região do país, florestas plantadas ou nativas); espécie (gênero, exóticas ou nativas); dimensão (tábuas, caibros etc.); característica (densidade da madeira, uso mais recomendado etc.); preço (valor por volume, peça etc.); e consumidor (decoração, movelaria, construção civil etc.).

* Link para página do grupo 6.

Tema 7

Avaliação da influência da cobertura arbórea do Campus da ESALQ/USP no conforto higrotérmico do bairro São Dimas.

Partiremos da seguinte hipótese, que diferentes arranjos espaciais de floresta urbana atuam de forma diferenciada no conforto higrotérmico da população local ao resfriar a temperatura do ar, elevar a umidade relativa e reduzir a velocidade do vento no tecido urbano adjacente. Sendo assim, o objetivo da pesquisa, é realizar um levantamento da área de estudo, utilizando imagens aéreas multiespectrais de alta resolução, que foram obtidas por meio de sobrevôo em Ago/2008 pelo Laboratório de Métodos Quantitativos-LCF/ESALQ/USP. Utilizando um software de geoprocessamento, será feita uma classificação supervisionada para obter a porcentagem da cobertura arbórea do campus da ESALQ/USP e do bairro São Dimas. A coleta da temperatura e umidade relativa do ar será realizada em alguns pontos da ESALQ/USP e no Bairro São Dimas de forma aleatória utilizando aparelho termohigrometro. Em alguns desses pontos serão realizados polígonos circulares de 100, 50 e 20 metros de raio. Com base na classificação supervisionada obtida pelo levantamento da área de estudo, será avaliada as diferentes classes de cobertura do uso e ocupação do solo, exemplo: copa de árvore, relvado, solo exposto claro, piso cimento, piscina, telha cerâmica, telha cinza, telha escura, telha metálica, solo exposto escuro, rio, lago/lagoa, sombra e asfalto.

* Link para página do grupo 7.

Tema 8

Gestão de Resíduos em Áreas Urbanas

Questões: Impacto dos resíduos e disposição inadequada; a situação dos resíduos em Piracicaba; resíduos e agravamento de enchentes; caminhos para a gestão adequada de resíduos.

* Link para página do grupo 8.

Tema 9

Entendimento e Uso da Biodiversidade no Municipio de Piracicaba

O tratamento deste tema devera envolver pesquisas a campo: (a) entrevistas a pessoas de diversos grupos sociais, e (b) visitas a estabelecimentos comerciais da cidade (supermercados, lojas de produtos naturais, serrarias, etc). Tentaremos responder as seguintes questoes-chave: O que é biodiversidade? Entendimento amplo Para que serve? Como usam ou se apropriam? Como a biodiversidade esta presente no dia a dia das pessoas? Dos supermercados a lojas de produtos naturais a serrarias. O que esta disponivel? De onde vem? Quem compra?

* Link para página do grupo 9.




publico/syllabvs/lcf0130/2011/temas.txt · Última modificação: 2015/08/10 20:48 (edição externa)